Leitura é Cultura (oficina)

Postado em 2 de março de 2014

Arquivo Pessoal

O projeto “Leitura é Cultura” foi realizado em 2009 buscando contribuir para o processo de formação do aluno leitor, já iniciado ao longo de seu percurso histórico-cultural, utilizando-se de elementos da prática de contação de histórias e de elementos teatrais, como forma de promover o interesse pela leitura, através de um encontro lúdico com o universo das histórias.

O projeto se desenvolveu em duas frentes, a de capacitação de professores e a de implementação de práticas de incentivo à leitura com crianças de 1ª a 4ª séries das salas dos professores contemplados. Nas capacitações, os professores foram expostos a discussões e técnicas de trabalho com literatura com vistas à revisão de seus métodos de trabalho e à construção de outras maneiras de abordagem da literatura. Já os alunos, participaram de aulas  preparadas por contadores de história, o que também auxiliou os professores a repensar seu comportamento em sala de aula. Dinâmicas de improvisação teatral foram fundamentais na execução dessa proposta, por proporcionar outro tipo de implicação e engajamento do corpo dos professores e dos alunos nas atividades, alargando as possibilidades de sensibilização mútuas.

O projeto atingiu aproximadamente 500 alunos e 20 professores de 04 escolas municipais do distrito de Santo Amaro, Oliveira dos Campinhos, e contou com o trabalho dos contadores de história Ana Paula Carneiro, Fábio Ferreira, Lisa Vietra, Luciana Rocha, Saulo Moreira e Victor Cayres. O projeto foi elaborado e coordenado por Gal Cavalcante e Paula Lice e contou com verba do Fundo de Cultura/BA, através do edital da Demanda Espontânea de 2007.

Compartilhe: