Para o menino-bolha (teatro para crianças)

Postado em 12 de novembro de 2014
Felipe_MENINO_BOLHA_2

Foto: Mayra Lins

A HISTÓRIA DA BOLHA

 

Para o menino-bolha nos apresenta Maria da Graça e Pedro, duas crianças que não sabem muito como fazer amigos e que um dia se encontram através de uma história. Maria vive com a mãe, Alice, e junto com o tio, Ulisses, está tentando convencer as animadas tias Odisséia e Ilíada, que decidiram ir morar em um asilo que vive em festa, a voltarem para casa. Pedro também mora com sua mãe, Neusa. Não toma sol, não sabe andar de bicicleta e tem medo de sair de casa. Ele adora sonhos e tem uma vizinha, Dona Quel, que fala grave e cuida dele quando sua mãe demora de chegar em casa. Maria da Graça tem uma Girafa, com quem ela conversa e brinca. E é ela que sabe quem é, afinal, o menino-bolha.

A BOLHA DA HISTÓRIA

É a segunda vez que arrisco rabiscar uma peça para crianças. Eu gosto de criar para crianças porque elas provocam, inspiram e surpreendem. E também porque, a meu ver, elas experimentam melhor a curiosidade e a abertura, sem cansaço, ao que há por conhecer. Chego aqui com todas as histórias que li, ouvi, vi e vivi. Mas, principalmente, com uma: a crônica “Para Maria da Graça”, de Paulo Mendes Campos. Nela, o narrador apresenta o livro “Alice no país nas maravilhas” a sua afilhada, por ocasião de seu aniversário de quinze anos. É dele uma grande dica de cabeceira: “Este livro é doido, Maria. Isto é: o sentido dele está em ti”. Que todos possamos inventar variados espelhos! Agradeço a todos que vieram comigo em mais uma viagem. Dedico esse espetáculo a minha mãe, minha tia Neusa e minha criança-avó. E também a Pedrinho e Alice, meus sobrinhos-netos, que são um presente muito bonito.

A peça participou da 10ª edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho, em caráter de pré-estreia. Estreou através do Festival Xistinho – ano III, no Espaço Xisto Bahia, sendo apresentada para escolas e cumprindo temporada em novembro de 2014, com recursos do Edital Setorial de Teatro – 2013, da FUNCEB.

FICHA TÉCNICA

Texto/Direção: Paula Lice

Projeto/Direção de Produção: Paula Lice

Colaboração Dramatúrgica: Saulo Moreira, Daniel Calibam, Felipe Benevides, Igor Epifânio, Lia Lordelo e Yoshi Aguiar

Produção Executiva: Fernanda Beltrão

Assistência de Direção/Preparação Corporal: Saulo Moreira

Direção Musical/Trilha Sonora: Ronei Jorge e João Meirelles/ Tropical Selvagem

Direção de Arte: Mayra Lins

Cenotécnia: Yoshi Aguiar

Iluminação: Márcio Nonato

Figurino/Maquiagem: Rino Carvalho

Operação de som: Leonardo Paulino

Operação de Luz: Davi Maia

Assessoria de Imprensa: Joceval Santana

Fotos de Divulgação: Mayra Lins

Ilustrações: Vânia Medeiros

Programação Visual: Alessandro Prates

Webdesigner/Site: Daniel Cambuí/ Lamparina Web

Registro audiovisual: Olho de Vidro

Elenco:

Daniel Calibam (Ulisses/ Tia Odisséia)

Felipe Benevides (Pedro)

Igor Epifânio (Girafa/ Tia Ilíada)

Lia Lordelo (Alice/ Neusa)

Saulo Moreira (Dona Quel)

Yoshi Aguiar (Maria da Graça)

Atores Stand by: Paula Lice/ Márcio Nonato/ Fernanda Beltrão

Compartilhe: